quinta-feira, 8 de abril de 2010

IGREJA COMO COMUNIDADE, UM PROJETO DE DEUS!
Hoje ao falarmos sobre as pessoas serem membros de uma igreja, (seja histórica, pentecostal, ou neo-pentecostal, ou qualquer rótulo que as pessoas queiram dar) pensam que por ter uma carteira ou o nome inserido em algum segmento simplesmente estão cumprindo o seu papel. O problema é que este pensamento está implantado nas entranhas das pessoas por se limitarem a receber imposições puramente religiosas e humanas para tentar se “chegar mais perto de Deus”.
Como em comunidade podemos perceber a igreja como projeto de Deus?
Efésios 4.11-18
A igreja é um corpo – que tem muitos membros. Cada membro deve exercer o seu trabalho, sua função. Mesmo os membros que não aparecem, têm uma função fundamental para a saúde do corpo. Três coisas são importantes aqui:
a)Unidade – Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma cabeça.
b)Diversidade – Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.
c)Mutualidade – Há dois perigos: complexo de superioridade e complexo de inferioridade. Somos nivelados pela graça, mas nossos talentos e dons são diversificados para cumprirmos as funções na comunidade em que estamos.

Não existe dedo funcionando sozinho, se isto estiver acontecendo não é um dedo é uma ficção cientifica, um holograma, ou seja, não é real. Pois o corpo não é uma individualidade sem responsabilidade mútua. É como uma engrenagem que se quebrar um dente prejudica o funcionamento.
Somos todos sacerdotes reais. Precisamos de uma nova reforma, onde todos os crentes possam ser treinados para o serviço em amor.
Jesus investiu a maior parte do seu tempo treinando os doze discípulos – A igreja não é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos discípulos, ou seja, de pessoas treinadas para servir uns aos outros.
Discipulado não é conhecimento, é vida, é caráter é um engano muito grosseiro se pensarmos que discipulado é apenas transmissão de conhecimento. Poderemos ter muitos estudos bíblicos e conhecermos profundamente a teologia e não sermos treinados para o serviço mútuo. Maturidade é vida. Quando Jesus mandou fazer discípulos disse que devemos ensinar a guardar.
A igreja é uma família (1Co 3.1-5) - A igreja é uma família, composta de crianças espirituais e também de pessoas adultas na fé. Aqueles que nascem de novo precisam crescer rumo à maturidade, até chegarem à plenitude da estatura de Cristo. O propósito dessa família é atingir a maturidade espiritual. E o instrumento que leva essa família ao amadurecimento na fé é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é vista como alimento, leite para as crianças e alimento sólido para os adultos. O apóstolo Paulo diz que onde há ciúmes e contendas há evidência de imaturidade espiritual (1Co 3.3). Onde há partidos e grupos há sinais claros de meninice espiritual (1Co 3.4). Onde há culto à personalidade não pode existir maturidade na fé (1Co 3.5). A igreja de Corinto estava dividida em vários grupos (1Co 1.10-13). Havia naquela igreja disputa entre esses grupos e até ciúmes entre os irmãos. Paulo diz que essas atitudes revelavam carnalidade e infantilidade espiritual (1Co 3.1-3). A igreja precisa ser uma família unida, com uma só mente, uma só alma, um só propósito. A família precisa crescer rumo à maturidade!

NA PRÓXIMA POSTAGEM FALAREI MAIS SOBRE ESTA TEMÁTICA...
SHALOM

1 Comentário:

Angelo M. Moreira da Rocha disse...

Pr. José Carlos estou com saudade de rever o irmão e sua família, destacando o Danilo. Outro dia na Igreja sede um velho pastor passou por lá e Pr. Roberto pediu para que ele comprimentasse a congregação. E, durante o seu promunciamento ele disse "o aço (a lâmina de aço) é que corta mas a mão é que manda". Pensando nisto estou preparando uma palavra a respeito onde destaco que realmente a lâmina de aço é que corta e a mão é que a aciona (é o intrumento) mas a mente é que manda (onde partem todas as ordens motoras do nosso corpo) e o problema maior é saber se nossa mente exerce bem esta função. Paulo disse que, como igreja, podemos ter a cabeça de de Cristo (Colossenses 1.18) Mas estes fatos que você mencionou acontecem porque as pessoas não buscam ter esta e evitar a impureza e descrença como é relatado em Tito 1.15,16. Espero ter comtribuído e matado um pouco da saudade. Na Paz de Jesus. Prof. Angelo

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO